A advogada Poliane França Gomes foi presa nesta quinta-feira (27), apontada como a principal articuladora externa do líder de uma facção que cumpre pena no Presídio de Serrinha. Ela foi localizada no bairro de São Caetano, em Salvador, com cerca de R$ 190 mil em espécie.
Segundo as investigações, ela mantinha um relacionamento amoroso com o detento e era responsável por transmitir ordens estratégicas, reorganizar territórios, articular cobranças e manter a comunicação direta entre presos e lideranças que atuavam fora do presídio.
A Operação Rainha do Sul, da Polícia Civil da Bahia, já prendeu 14 pessoas e cumpriu 25 mandados de busca e apreensão. Entre os alvos, além da advogada, estão responsáveis pela contabilidade do tráfico, gerentes territoriais que comandavam áreas em Feira de Santana, Lauro de Freitas, Camaçari, Salvador e outras cidades, além de operadores encarregados do transporte, armazenamento e distribuição de drogas e armas.
As ações acontecem simultaneamente na Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo e têm como objetivo asfixiar financeiramente a organização criminosa, envolvida em movimentação milionária, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e ataques armados dentro e fora do estado.