Seis pessoas foram presas nesta quinta-feira (4), entre elas um vereador do interior da Bahia, durante o cumprimento de mandados da segunda fase da Operação Anátema. A ação investiga uma organização criminosa que, em cinco anos, movimentou mais de R$ 4 bilhões, principalmente por meio do tráfico de drogas, e que seria liderada por Fábio Souza Santos, conhecido como “Geleia”.
As prisões ocorreram em Santo Estêvão, Feira de Santana, Jaguarari e também no estado de Minas Gerais. Além disso, equipes cumpriram mandados em Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, e em cidades do Paraná e de Santa Catarina.
A nova fase da operação dá continuidade às ações iniciadas em setembro, quando sete integrantes da quadrilha foram presos, incluindo o líder, capturado após estar foragido desde 2023. O avanço das investigações foi baseado em análises financeiras, telemáticas e patrimoniais aprofundadas.
De acordo com a polícia, essa etapa precisou ser antecipada após o vazamento de informações sigilosas em veículos de imprensa da Bahia, o que poderia comprometer as medidas planejadas. Segundo o diretor do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), delegado Fábio Lordello, um procedimento específico será instaurado para responsabilizar todos os envolvidos no vazamento.