O governador Jerônimo Rodrigues (PT), apresentou mudanças nos comandos da Polícia Militar da Bahia (PMBA), em Salvador, nesta quarta-feira (4). As trocas, publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE), acontecem um dia após a morte do cabo da PM Glauber Rosa Santos, baleado na cabeça durante confronto armado no Vale das Pedrinhas.
Entre as mudanças, o governo nomeou o coronel Roberto de Melo Assunção para o cargo de comandante do Comando de Policiamento Regional da Capital – Central (CPRC-C). Ele assume o lugar do também coronel, Ricardo José Marques Mattos, que foi exonerado da função. Antes da nomeação, Roberto Assunção era coordenador II do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM). Com a reorganização, Ricardo Mattos passa a ser diretor do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar da Bahia.
As mudanças estratégicas no comando da PM surgem após episódios recentes de violência na cidade que aumentarem as tensões entre os moradores. A troca de comando ocorre como um reforço das ações de segurança pública e intensificação das operações policiais em Salvador.