Já está pensando no shape para o carnaval? Silvana Oliveira conversou no Conexão Sociedade desta quinta-feira (2) com o personal trainer Lucas Bressy que falou sobre as consequências do chamado “Projeto Verão”
O “Projeto Verão” é um termo amplamente utilizado para descrever programas temporários de perda de peso e transformação corporal que muitas pessoas adotam com o objetivo de atingir um corpo idealizado, geralmente antes do verão. Esses projetos incluem dietas restritivas, treinos intensos e outros métodos para emagrecimento rápido.
“O Projeto Verão, eu tenho uma resposta que é “depende”, funciona e não funciona, dependendo para quem. Aquele que já treina, já vem treinando ao longo do tempo, isso vai funcionar, mas para quem nunca treinou e de repente quer começar o projeto verão, quer emagrecer 20 quilos, quer ganhar 20 quilos de massa magra, vai acabar se lesionando.”, diz Lucas Bressy.
muitos que adotam abordagens rápidas de perda de peso enfrentam o chamado “efeito sanfona”, que ocorre quando a pessoa perde peso rapidamente e o ganha de volta igualmente rápido após o fim do projeto. isso acontece porque as dietas restritivas podem ser insustentáveis a longo prazo e podem desacelerar o metabolismo.
“Eu acho que a premissa da atividade física é a saúde, a partir do momento que você ultrapassa isso em prol da estética, você vai tirar toda a premissa, o foco, que você tinha que fazer para se manter saudável. A estética tem que ser a consequência da saúde, não a saúde consequência da estética.”, alerta Bressy.
Segundo dados da Academia Americana de Medicina Esportiva, cerca de 80% dos indivíduos que seguem dietas restritivas com foco em emagrecimento rápido acabam voltando ao peso original dentro de um ano.
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: