Falta de paciência, más escolhas, perca de memória recente podem ser causas afetadas pela falta de sono
Você já acordou cansado, mesmo após dormir por horas? Existem dias em que é mais difícil fazer boas escolhas ou lidar com certos sentimentos por conta de noites mal dormidas? A qualidade do sono é fundamental para manter uma mente equilibrada e o corpo em boa performance.
Uma noite de sono sem interrupções favorece a memória, o humor, a concentração, a saúde física e até a criatividade. Por outro lado, a privação ou a má qualidade do sono eleva os níveis de ansiedade, agrava a depressão e reduz a capacidade de lidar com o estresse.
Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 65% dos brasileiros têm algum problema relacionado ao sono, desde insônia, sono fragmentado ou dificuldade para manter uma rotina regular.
A rotina corrida na qual vive a maior parte das pessoas que explanam suas dificuldades noturnas impactam diretamente o seu sono. É possível afirmar que o dia a dia expõe uma canseira física e mental, mas ao chegar no local de descanso, o sono se torna menos interessante, onde muitas vezes sendo substituído pela apreciação das redes sociais.
Dormir bem é um fator essencial para a melhora da saúde mental, trazendo mudanças significativas no humor, na clareza das decisões, na paciência e no controle das emoções. Cuidar da qualidade do sono significa proporcionar ao sistema nervoso o descanso necessário para se reorganizar, fortalecer e promover uma vida mais saudável.