Por Agência Brasil
Está aberto o prazo de inscrição para instituições interessadas em formar 4 mil profissionais especialistas em áreas prioritárias para o SUS. As inscrições serão encerradas no dia 20 de outubro e podem ser feitas pelo endereço sigresidencias.saude.gov.br.
O Ministério da Saúde publicou dois editais. O primeiro é direcionado à adesão de programas de residência médica, em que a pasta vai ofertar 3 mil bolsas para anestesiologia, radiologia e cirurgia oncológica.
O segundo edital trata dos programas de residência em área profissional da saúde, que vai oferecer mil bolsas em áreas como Atenção à Saúde da Mulher, Atenção à Saúde Mental e Enfermagem Obstétrica.
A adesão pode ser solicitada por universidades e hospitais federais ligados aos Ministério da Saúde e da Educação, entidades privadas sem fins lucrativos e órgãos e instituições públicas municipais, estaduais e distritais.
A distribuição das bolsas vai ser feita de forma prioritária para os estados da Amazônia Legal, que inclui Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. A ação tem o objetivo de reduzir desigualdades regionais e garantir que essas regiões tenham acesso a atendimento de qualidade.
A oferta das 4 mil bolsas é a maior já feita pelo Ministério da Saúde nos últimos 10 anos. Apenas em 2025, o ministério vai investir R$ 1,8 bilhão em programas de residência, um aumento de 32% na comparação com 2023.
Foto: Tomaz Silva – Agência Brasil