Um total de 142 acidentes em escadas rolantes e fixas foi registrado no sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas neste ano. O número representa um aumento de aproximadamente 20% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 118 casos.
Segundo a CCR Metrô Bahia, houve casos em que usuários chegaram a cair nos trilhos. Uma série de vídeos que circula na internet mostra momentos como esse.
A desatenção às normas de segurança do sistema pode resultar em acidentes ainda mais graves, como quedas no vão entre o trem e a plataforma, ou aprisionamento na abertura e fechamento das portas dos trens.
Para conscientizar os mais de 400 mil clientes que circulam diariamente pelo sistema e incentivar o uso seguro do modal, a concessionária realiza campanhas educativas, como a ação “Trupe da Segurança”.
Atitudes simples, como segurar no corrimão ao subir e descer escadas, evitar correr ou usar o celular nesses momentos, manter o lado esquerdo das escadas rolantes livre para quem deseja maior agilidade, aguardar o desembarque antes de entrar no trem, não obstruir as portas e respeitar a faixa amarela na plataforma, são fundamentais para prevenir acidentes.
Regras de convivência também são essenciais, como não fumar, não consumir bebidas alcoólicas e utilizar fones de ouvido ao ouvir música. Além disso, a atenção aos assentos preferenciais, garantindo prioridade para idosos, gestantes e pessoas com deficiência, contribui para um ambiente mais seguro e respeitoso no transporte, desta a CCR.