O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) informou que a Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), plataforma utilizada pela Defesa Civil Nacional para o envio de alertas à população em situações de risco, está temporariamente fora do ar. A previsão é que os serviços sejam restabelecidos até a próxima terça-feira (28).
Segundo o MIDR, durante este período, o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil segue mobilizado e orienta que a população acompanhe os alertas e comunicados sobre riscos e desastres pelas redes sociais e canais de comunicação oficiais.
A Idap é responsável pela integração de diferentes meios de envio de mensagens à população, como SMS, Telegram, TV por assinatura, Google Alertas Públicos, WhatsApp e Defesa Civil Alerta, tecnologia que transmite mensagens pop-up diretamente para aparelhos compatíveis em áreas de risco, sem necessidade de cadastro prévio. A plataforma centraliza e organiza as informações, qualificando o envio de recomendações de proteção e preparação.