Começou nesta terça-feira (16) o cadastramento dos trabalhadores ambulantes que desejam atuar nas festas populares de Salvador. Serão oferecidas quase 9 mil vagas para o período que inclui o Festival Virada, a Lavagem do Bonfim, a Lavagem de Itapuã, a Festa de Iemanjá, os circuitos pré-carnavalescos e o Carnaval. Cada interessado pode se inscrever em mais de um evento, fazendo cadastros separados nas mesmas categorias em que já participou.
As inscrições são exclusivamente online, pelo site. O prazo vai até as 23h59 do dia 16 de outubro. Quem tiver dificuldade de acesso à internet pode procurar atendimento em uma das 10 unidades das prefeituras-bairro de Salvador.
Todos os inscritos passarão por avaliação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e serão selecionados de acordo com uma pontuação baseada em critérios sociais e profissionais, como: residir em Salvador; ter experiência em eventos anteriores nos últimos cinco anos; possuir certificados de capacitação; ser chefe de família monoparental feminina; e ser idoso ou aposentado.
Em caso de empate na pontuação, será escolhido o candidato de maior idade. Persistindo o empate, haverá sorteio eletrônico conforme previsto no edital. Essas e outras informações sobre o processo seletivo foram publicadas no Diário Oficial do Município na sexta-feira (12). A lista com as pontuações sai no dia 29 de outubro. Após o prazo de recursos, o resultado final será divulgado em 1º de dezembro.
O titular da Semop, Décio Martins, reforçou que não há necessidade de correria. “Independentemente do dia em que o candidato se inscrever, o critério para habilitação será a pontuação prevista no edital. Não importa se essa pessoa se inscreveu antes ou depois: todos concorrem em iguais condições”, afirmou.