Durante entrevista ao programa Sociedade Urgente, exibido nesta segunda-feira (6), o assessor especial da Casa Civil e ex-prefeito de Cocos (BA), Marcelo Emerenciano, detalhou as ações do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), lançado no terceiro mandato do presidente Lula.
Segundo Emerenciano, o programa tem como principal objetivo retomar obras paralisadas e iniciar novos projetos de infraestrutura em todo o país. “O Brasil estava estagnado. Rodovias paralisadas, obras de manutenção abandonadas. Só na educação, tínhamos mais de 4 mil obras paralisadas, escolas, creches. Na saúde, a mesma coisa: postos e hospitais inacabados”, afirmou.
Ele destacou que o Novo PAC busca reverter esse cenário com investimentos em áreas estratégicas. “Obras importantes estão sendo retomadas: hospitais, rodovias, ferrovias, saneamento, abastecimento de água, contenção de encostas, escolas e creches”, listou.
Na Bahia, segundo o assessor, o impacto será significativo. “São mais de 1.500 ações previstas no estado”, afirmou. O programa, segundo ele, também tem como metas a geração de emprego e renda, além de fomentar o desenvolvimento regional.
O Novo PAC é uma reformulação do programa criado no primeiro governo Lula, voltado para impulsionar o crescimento econômico e resolver gargalos históricos de infraestrutura no Brasil.