O governo da Bahia vai abrir portas para quem busca estabilidade no funcionalismo público. O governador Jerônimo Rodrigues anunciou nesta terça-feira (28) a autorização de oito concursos que somam 890 vagas em 16 carreiras estratégicas do estado, durante cerimônia em comemoração ao Dia do Servidor Público, em Salvador.
Os certames vão reforçar áreas essenciais, como Meio Ambiente, Fisco, Procuradoria, Gestão Governamental, Obras Públicas, Defesa Agropecuária e produção de informações socioeconômicas e ambientais. Segundo o governador, a medida é um passo importante na modernização da máquina pública.
“Teremos editais para áreas jurídicas e técnicas, especialmente no Meio Ambiente. E já na próxima semana apresentaremos outro pacote para segurança pública — com possibilidade também de concurso”, declarou Jerônimo Rodrigues. As contratações estão previstas para iniciar em janeiro de 2027, focando na recomposição de carreiras típicas do Estado.
Muitos órgãos enfrentam déficit histórico de pessoal, tornando os concursos essenciais para garantir eficiência e atendimento à população. A seguir, a distribuição das vagas por órgão e carreira:
Distribuição das vagas
Regulação, Gestão e Estudos Econômicos: 40 vagas para Regulação (Agersa), 50 vagas para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Saeb), 35 vagas para Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais (SEI/Seplan)
Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA): 100 vagas para Auditor Fiscal, 100 vagas para Agente de Tributos
Procuradoria Geral do Estado (PGE): 20 Procuradores, 50 Assistentes, 65 Analistas de Procuradoria (Total: 135 vagas)
Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema / Inema): 110 vagas para Técnicos e Especialistas
Obras Públicas: 120 vagas para Especialista e Técnico (SAD, Seinfra e Sedur)
Defesa Agropecuária (ADAB): 160 vagas para Fiscal Estadual Agropecuário, 40 vagas para Técnico em Fiscalização Agropecuária