O governo da Bahia anunciou um pacote de medidas para fortalecer a segurança pública e impulsionar o desenvolvimento do Norte do estado. As ações foram apresentadas nesta terça-feira (4) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
O foco é ampliar o efetivo policial, modernizar a estrutura de segurança e fortalecer unidades regionais, especialmente nas cidades do interior.
Até o fim de 2025, estão previstas 66 novas unidades policiais, incluindo 24 delegacias, 35 pelotões e sete unidades do Departamento de Polícia Técnica. Cinco delas terão sala lilás, destinada ao atendimento especializado a mulheres vítimas de violência.
No Norte da Bahia, serão construídos três centros comunitários pela vida. Um deles, o Convive, será inaugurado em Juazeiro, como espaço integrado de prevenção à violência e promoção social. Em Irecê, será instalada uma Casa da Mulher Brasileira, com atendimento humanizado e institucional às mulheres.
O pacote prevê ainda a convocação de 2.000 novos policiais militares, com formatura em dezembro, além de 153 policiais penais e o início de formação para outros 267 agentes em novembro. Também serão chamados 85 oficiais da PM, 41 bombeiros e 600 policiais da reserva para reforçar o patrulhamento.
Entre as medidas de modernização estão a entrega de 500 novas viaturas, uso de drones em operações estratégicas e implantação do programa “Policiamento Orientado pela Inteligência”, que promete melhorar o monitoramento e a resposta às ocorrências.
As ações fazem parte da estratégia do Governo da Bahia de ampliar o policiamento, integrar guardas municipais e investir em prevenção e inclusão social pelo programa Bahia Pela Paz. O projeto vai abrir novas escolas nos finais de semana e promover atividades culturais em várias cidades.