A Bahia criou 11.350 novos empregos formais no mês de setembro, marcando o nono mês seguido de saldo positivo na geração de vagas. O número é um pouco maior que o de agosto, quando foram abertas 11.254 vagas, e representa o quarto melhor resultado do ano no estado, segundo dados do Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego.
Apesar do bom desempenho, o resultado ficou abaixo do registrado em setembro do ano passado, quando foram criadas 15.428 vagas. No acumulado de 2024, a Bahia já soma 99.732 novos postos de trabalho, um aumento de 4,67% em relação ao total de vínculos ativos no início do ano.
O setor de Serviços liderou as contratações, com 5.235 novas vagas. Em seguida vieram Construção civil (+2.540), Comércio e reparação de veículos (+2.519) e Indústria (+1.113). Já o setor de Agricultura, pecuária, pesca e aquicultura foi o único com resultado negativo, com perda de 57 postos.
No cenário nacional, a Bahia ficou com o oitavo maior número absoluto de novas vagas e, proporcionalmente, ocupou a 13ª posição. No Nordeste, o estado teve o terceiro melhor resultado em números absolutos e ficou em oitavo lugar quando considerado o crescimento relativo.
 
					 
			 
						 
						 
																	 
																	