O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciaram que o Pix por aproximação estará disponível a partir de 28 de fevereiro de 2025. A nova ferramenta permitirá que transações sejam realizadas sem a necessidade de acessar o aplicativo da instituição financeira.
Janaína Pimenta Attie, chefe de subunidade do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro no Banco Central, destacou que o Pix por aproximação facilitará a vida dos clientes ao possibilitar o cadastro da conta em carteiras digitais, conhecidas como wallets. “Além de ampliar os casos de uso pelas instituições financeiras, a nova funcionalidade simplificará o processo para os consumidores”, afirmou Janaína.
As novas regras do Open Finance também permitirão que o Pix seja usado diretamente em compras online, sem a necessidade de sair do ambiente virtual de compras. As instituições financeiras deverão estar prontas para realizar testes até novembro deste ano.
Em julho, o Banco Central publicará normas detalhadas para orientar as instituições financeiras na implementação desses novos serviços.