A 1ª Copa do Mundo de Basquete 3×3 unificado, organizada pela Special Olympics, foi um sucesso em San Juan, Porto Rico, reunindo mais de 250 participantes de todo o mundo. O evento teve como princípio a inclusão de pessoas com deficiência intelectual e o esporte como ferramenta de desenvolvimento.
A República Dominicana conquistou o título no masculino, mas a experiência rendeu boas histórias e oportunidades aos atletas brasileiros. A seleção brasileira, que ficou na sétima colocação geral, teve uma campanha emocionante, com vitórias contra Burkina Faso e Jordânia, e uma derrota apertada para o Paraguai.
Campanha Brasileira
- Vitória por W.O. contra Burkina Faso
- Vitória por 21 a 7 contra a Jordânia
- Derrota por 11 a 10 para o Paraguai
- Derrota por 11 a 7 para a Itália na semifinal da divisão dois
- Derrota por 7 a 4 para o Canadá na disputa da medalha de bronze
A competição foi um exemplo de inclusão e superação, mostrando que o esporte pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual.