O senador Otto Alencar (PSD-BA) comentou, nesta segunda-feira (24), a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. A declaração foi dada em entrevista à Rádio Sociedade da Bahia, durante o programa especial Conexão Sociedade, transmitido ao vivo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
O parlamentar afirmou lamentar a situação, mas destacou que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) segue a legislação. “Eu lamento, porque não desejo que o Brasil, pelo momento que passa e já passou, tenha um presidente preso”, disse.
De acordo com o senador, diante de todos os movimentos antidemocráticos e de todas as ações, o julgamento do Supremo foi de acordo com a Lei 14.195/2021, sancionada por Bolsonaro, então presidente da República à época.
Otto também relembrou a prisão do presidente Lula, citando diferenças entre os episódios. “O presidente Lula passou por isso injustamente, por um juiz político, com grande ativismo. E ele não cometeu essas derrapadas todas; demonstrou coragem. O que chama atenção agora é a capacidade do ex-presidente Bolsonaro de tomar decisões completamente desconectadas da realidade que estamos vivendo.”