O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Ênio Alcântara Diz, foi preso em flagrante no último sábado (27) por suspeita de importunação sexual contra uma mulher dentro de um ônibus intermunicipal na Chapada Diamantina (BA). Após passar por audiência de custódia, ele foi liberado e responderá em liberdade.
De acordo com a vítima, o militar embarcou no veículo em Ipirá e sentou-se ao seu lado. Durante o trajeto, já nas proximidades do distrito de Santa Quitéria, no município de Itaberaba, ela acordou e percebeu que o homem estava exibindo os órgãos genitais e encostando nas suas pernas. Um policial militar que também estava no ônibus interveio e acionou as autoridades ao chegar na rodoviária de destino.
Segundo a Polícia Civil, a mulher apresentou registro fotográfico do ocorrido. Ênio se apresentou voluntariamente na delegacia e foi detido em flagrante.
A CBMBA informou que ele foi afastado das atividades operacionais e, por ora, atuará em funções administrativas enquanto as investigações seguem. A corporação não detalhou se haverá abertura de processo disciplinar.
Reincidência: militar já havia sido acusado por crime semelhante
Essa não é a primeira vez que o oficial enfrenta esse tipo de acusação. Em 2018, quando ainda era major, Ênio foi denunciado por se masturbar dentro do provador de uma loja no Shopping Estrada do Coco, em Lauro de Freitas, olhando para uma funcionária do estabelecimento.
Na ocasião, ele foi conduzido à delegacia com a vítima, e o Corpo de Bombeiros afirmou estar apurando o caso. Mesmo com o histórico, o oficial foi promovido a tenente-coronel três anos depois.