O Ministério da Saúde atualizou, nesta sexta-feira (17), os dados sobre intoxicação por metanol relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas no Brasil. De acordo com o levantamento, 46 casos foram confirmados e 87 ainda estão sob investigação, enquanto outras 528 ocorrências foram descartadas. O órgão segue monitorando a situação em parceria com autoridades estaduais e municipais de saúde.
O estado de São Paulo concentra a maioria dos registros, com 38 casos confirmados e 44 em investigação. Além disso, 369 notificações foram descartadas apenas no território paulista. Também há registros em Pernambuco (3), Paraná (4) e Rio Grande do Sul (1). As investigações se estendem por outras regiões do país, com suspeitas em estados como Pernambuco, Rio de Janeiro, Piauí, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba e Tocantins.
O boletim do Ministério da Saúde aponta ainda oito mortes confirmadas em decorrência da intoxicação: seis em São Paulo e duas em Pernambuco. Outros oito óbitos seguem em análise dois em São Paulo, três em Pernambuco, um em Mato Grosso do Sul, um em Minas Gerais e um no Paraná. Até o momento, 26 notificações de morte foram descartadas após investigação.