Durante entrevista ao Balanço Geral desta sexta-feira (26), o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), comentou a possibilidade de implantar tarifa zero no transporte público da cidade, alinhando-se à proposta em discussão pelo governo federal. Segundo ele, a iniciativa depende de apoio direto do presidente Lula e de medidas planejadas e responsáveis.
“Estou muito atento a esse debate iniciado pelo presidente Lula. Estou torcendo para que ele nos ajude a tornar isso possível também em Camaçari”, declarou Caetano. O prefeito lembrou que a proposta de tarifa zero já fazia parte de seu plano de governo apresentado durante a campanha eleitoral.
Por enquanto, a gestão mantém a tarifa congelada, sem reajustes há cerca de quatro anos. Caetano destacou que, logo no início do mandato, uma licitação emergencial foi feita para restabelecer o funcionamento do transporte coletivo, que estava praticamente inoperante. “Hoje, a nova empresa tem prestado um bom serviço e está autorizada a operar por seis meses, podendo ser prorrogada por mais seis”, explicou.
A prefeitura também iniciou testes com ônibus elétricos, como parte do plano de modernização e sustentabilidade do sistema. “Tudo está sendo feito com planejamento e responsabilidade, para que não haja interrupções no serviço e para que possamos avançar com segurança”, disse.
Apesar da intenção de avançar com a tarifa zero, Caetano foi enfático ao lembrar das limitações financeiras herdadas da gestão anterior. Segundo ele, o município enfrenta uma dívida de R$ 1,2 bilhão. “Só de um empréstimo feito em dólar pela gestão passada, estamos pagando quase R$ 80 milhões este ano. Dinheiro que poderia estar sendo investido na cidade”, criticou.
Para o prefeito, o sucesso da tarifa zero em Camaçari depende diretamente de uma política nacional. “Se vier o apoio do governo federal, como o presidente Lula está propondo estudar, com certeza teremos condições de avançar”, concluiu.