A Prefeitura de Salvador irá operar com um esquema especial dos serviços municipais de mobilidade urbana e transporte público durante o carnaval. De acordo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), cerca de 2 milhões de pessoas utilizaram o transporte coletivo.
Cerca de 239 linhas de ônibus estarão operando na cidade, para atender a população que curtirá as festas. A partir de quinta-feira (27), haverão linhas que trafegarão ininterruptamente, dentre elas, vale destacar a linha gratuita C010 (Lapa x Calabar), que terá 72 veículos que trafegarão por faixas exclusivas no Vale dos Barris e na Avenida Centenário.
No ano passado, a linha foi responsável por transportar 512 mil pessoas e realizou 15 mil viagens. Além disso, reforçam o esquema de transporte 24h as linhas do BRT: B4 (Pituba x Lapa) e B5 (Rodoviária x Lapa), uma das grandes novidades deste ano.
Outro serviço que se destaca na operação é o Expresso Salvador, composto por ônibus expressos que conectam estacionamentos de shoppings aos circuitos carnavalescos. O Expresso Salvador opera em cinco trajetos sendo eles (Salvador Shopping x Barra), (Salvador Shopping x Ondina), (Shopping Paralela x Barra), (Salvador Norte x Barra) e (Salvador Norte x Barris). No total, o serviço será prestado por 140 veículos com ar-condicionado, e a tarifa será de R$22 por trecho – o bilhete pode ser adquirido nos postos situados nos shoppings Paralela, Salvador e Salvador Norte.
Os coletivos convencionais também terão pontos especiais de embarque e desembarque próximos aos circuitos do Carnaval, distribuídos no Vale do Canela, Avenida Garibaldi, Avenida Centenário e Praça Maria Felipa (antiga Cairu).
Ascensores – Já o Elevador Lacerda funcionará gratuitamente 24 horas por dia, a partir desta quinta-feira (27) até as 20h da Quarta-Feira de Cinzas (5). O Plano Inclinado Liberdade/Calçada também terá operação gratuita das 6h às 22h, entre sexta-feira (27) e 4 de março.
Táxis e mototáxis – Além disso, os foliões também poderão optar pelo transporte através dos 7.283 táxis e 1,2 mil mototáxis credenciados, que terão pontos de embarque e desembarque especiais nos circuitos.