Moradores da Rua Nilo Peçanha, uma via importante da Cidade Baixa que liga os bairros da Calçada e do Largo do Tanque, reclamam de um problema crônico que ocorre após fortes chuvas em Salvador, o alto índice de pontos de alagamento na região. A situação dificulta a passagem de veículos e pedestres.
Em conversa com Seu Roque, morador da região, ele detalhou os problemas causados pelos alagamentos: “Todas as vezes que chove aqui em Salvador, a Nilo Peçanha fica super alagada, entendeu? Aqui é meio complicado. O nosso problema aqui também é o lixo. Desce muito lixo, e a situação não é muito boa, porque os próprios moradores, que somos nós, deixamos essa sujeira aí. Essa água vem da Liberdade e traz muito lixo.”
Em julho de 2025, o governador Jerônimo Rodrigues e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, autorizaram o início das obras de macrodrenagem do Canal Nilo Peçanha, dentro do Novo PAC. Com um investimento de cerca de R$ 55 milhões, a intervenção será realizada pela Conder e beneficiará diretamente áreas como a Rua Nilo Peçanha e o bairro do Uruguai.
As obras visam aumentar a capacidade de escoamento da água da chuva, reduzir os alagamentos e melhorar a vida dos moradores da Cidade Baixa. Autoridades destacaram que a iniciativa é fundamental para proteger vidas, moradias e garantir dignidade à população.
Confira situação: