Dezoito cidades baianas vão aplicar as provas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). O edital foi publicado nesta segunda-feira (30), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Ao todo, o concurso será realizado em 228 municípios de todos os estados e no Distrito Federal.
Na Bahia, os municípios selecionados para aplicação das provas são: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
As inscrições começam nesta quarta-feira (2) e devem ser feitas por meio da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca responsável pela organização do certame. A taxa de inscrição é de R$ 70,00 para os cargos de Nível Superior e Nível Intermediário e o candidato pode solicitar isenção.
As provas objetivas estão marcadas para o dia 5 de outubro, das 13h às 18h. Já a prova discursiva, para os candidatos habilitados, acontecerá em 7 de dezembro. A primeira lista de aprovados será divulgada no dia 30 de janeiro de 2026.
Entre as novidades desta edição, está a garantia de paridade de gênero na convocação para a segunda etapa: o número de mulheres será igual ao de homens, tanto nas vagas de ampla concorrência quanto nas destinadas às cotas.