Salvador recebe a Conferência Internacional Distritos Criativos – Conectando Iniciativas, Impulsionando Ecossistemas. Entre os dias 20 e 23 de agosto, a capital baiana sedia o encontro que reúne cerca de 200 participantes, entre gestores culturais, empreendedores, artistas e representantes de instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior.
A programação começa nesta quarta-feira (20) com uma imersão nos ativos culturais e criativos de Salvador, incluindo visitas guiadas a espaços como Casa das Histórias, Cidade da Música, Mercado Modelo, HUB Salvador e Trapiche Barnabé. À noite, no DOCA 1, acontece a cerimônia oficial de abertura, com falas da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos; do diretor da OEI no Brasil, Rodrigo Rossi; e da cofundadora da Conexiones Creativas, Paula Trujillo. A noite será encerrada com coquetel, show da cantora Melly e a assinatura de adesão à plataforma Conexiones Creativas.
Na quinta-feira (21), no auditório do DOCA 1, o destaque é o debate sobre tendências globais da economia criativa, com palestra magna de Raphael Callou, diretor-geral de Cultura da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em Madri. Haverá também mesas que reúnem especialistas como Bruno Truzzi (Itaú Cultural), Daniele Canedo (Observatório da Economia Criativa) e Patrícia Albernaz (MinC). Participam ainda nomes como Antonio Pita (Diaspora.Black) e Gracy Moreira (Casa da Tia Ciata), trazendo a potência ancestral e o afroturismo para o centro das discussões. À noite, DJ Belle comanda o happy hour.
Na sexta-feira (22), a programação promove trocas entre Salvador e experiências internacionais. Entre os convidados estão Vanessa Vieira (Projeto Mural), Adriana Barbosa (Feira Preta), María Teresa Fernández (Metadistritos – Chile), Cinzia Lagioia (Puglia Creativa – Itália) e Érika Jaramillo (Distrito Creativo Perpétuo Socorro – Colômbia). As mesas abordam temas como dinamização dos distritos criativos, experiências internacionais e governança. O dia termina com happy hour ao som da DJ Nai Kiese.
Encerrando a conferência, no sábado (23), ocorre o workshop de cocriação, liderado por Paula Trujillo e Conrado Uribe, junto a facilitadores do Brasil, Chile, Itália e Colômbia. O objetivo é transformar em ações concretas os aprendizados dos dias anteriores, com a definição de um plano de governança cultural e estratégias de desenvolvimento para o Distrito Criativo de Salvador. A programação se encerra com a assinatura de uma carta de intenções e happy hour com a DJ Libre Ana.
A conferência integra a programação do Salvador Criativa e é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Diretoria de Economia Criativa, com apoio de parceiros institucionais e agentes culturais do território. Confira a programação completa aqui.