Pai e filho morreram na manhã desta terça-feira (28) durante um conflito entre indígenas e assentados na região da Associação Córrego da Barriguda, conhecida como “Pedra Mole”, em Itamaraju, extremo sul da Bahia. Uma terceira pessoa ficou gravemente ferida e quatro suspeitos foram presos.
As vítimas fatais foram Amauri Sena dos Santos, de 37 anos, e Alberto Carlos dos Santos, de 60. Joabson Lima Alves dos Santos, também filho de uma das vítimas, foi socorrido e levado a um hospital da região, com estado de saúde grave.
A Polícia Militar informou que apreendeu armas, munições e um veículo com os suspeitos. Três foram autuados por porte ilegal de arma, e o quarto, que confessou participação, foi autuado por homicídio, tentativa de homicídio e duplo homicídio.
O confronto ocorreu durante uma tentativa de “retomada de área” pelos indígenas Pataxó Barra Velha do Monte Pascoal, em território delimitado pela Funai desde 2008. A área, que abriga 36 famílias do assentamento, recebeu reforço policial e a investigação está a cargo da Delegacia Territorial de Itamaraju.