Na madrugada desta terça-feira (26), militares do BOPE apreenderam armas e drogas após um confronto com criminosos próximo ao Jardim Santo Inácio, em Salvador. Foram encontradas duas submetralhadoras, uma pistola calibre 9mm e 71 munições de diversos calibres. Três suspeitos ficaram feridos e foram levados para o Hospital Geral do Estado.
O caso chama atenção para a quantidade de armamento pesado em circulação nas mãos da criminalidade. No ano passado, 86 fuzis foram apreendidos na capital. Só na semana passada, uma ação em Tancredo Neves resultou na apreensão de três fuzis e, na segunda-feira (25), outra operação também retirou armamentos da mesma localidade.
Em entrevista a Luan Julião, à Rádio Sociedade da Bahia, o coronel Ricardo Matos, do Comando de Policiamento da Capital, região central, lembrou que o primeiro fuzil foi apreendido em 2020 e, desde então, outros vêm sendo retirados das ruas, o que mostra tanto o avanço da criminalidade quanto o combate da Polícia Militar.
Segundo ele, bairros como Tancredo Neves, Engomadeira e Narandiba são pontos prioritários de atenção, pela complexidade da atuação do crime organizado. O coronel destacou ainda que retirar esse tipo de material de circulação é fundamental, já que se trata de armamento de guerra, com alto poder destrutivo, e que a apreensão salva muitas vidas.