Em um momento em que a tecnologia transforma a forma de consumir o futebol, as vozes emblemáticas do rádio traduzem os sentimentos de cada lance e transformam a emoção do torcedor em euforia no grito de gol. Na Bahia, esses narradores marcantes ainda pulsam nas transmissões do AM e FM, onde profissionais, veteranos e iniciantes, seguem contando essa história, e agora com um novo estilo.
A junção entre o rádio e o YouTube tem sido bastante eficaz para dar movimento e ambientação a um espaço onde antes era possível apenas ouvir a voz, sem ter imagem de quem gritava o gol. Hoje, é possível conhecer o narrador e vivenciar essa emoção junto com o profissional esportivo.

“O fato de você poder ver os reacts de narradores e comentaristas nas transmissões esportivas, é um barato. Observar como os ‘ouvinautas’, uma mistura de ouvintes com internautas, ficam ansiosos para ver como cada um reage ao gol feito, perdido, à jogada ‘horrorosaaaaaaa’ do jogador do seu time. Poder ver as imagens do local de trabalho dos apresentadores, eles como personagens principais, foi outro benefício por conta dessa junção. É muito positivo”, disse Espedito Magrini, narrador e apresentador da Rádio Sociedade da Bahia.

Toni Silva, narrador e apresentador da Rádio sociedade, confia que o avanço das novas tecnologias é sempre um passo importante para evolução: “Eu não tenho nada contra a chegada das transmissões esportivas dos jogos nos canais de YouTube, até porque eles foram criados, a maioria feita por torcedores, ou seja, são transmissões segmentadas. E isso não é só aqui na Bahia, é no Brasil todo. A gente pode citar, por exemplo, a rádio do Craque Neto. Então, são muitos torcedores que partiram para essa nova forma de transmissões esportivas. Eu acho que é muito bem-vinda. Até porque as transmissões de rádio, elas também estão indo para os canais das emissoras no YouTube. Então, é um acompanhamento natural da coisa. Eu não vejo como ameaça, eu não vejo como nada negativo. Apenas tem aquela questão de que a maioria é feita por torcedores, e aí existe um apelo maior para aquele clube”.
Hoje, na Rádio Sociedade, além da tradicional forma de escutar os jogos, você também pode assistir às transmissões pelo YouTube, onde se acompanha a narração ao vivo e as análises dos comentaristas.
A rádio se reinventa sem perder sua essência. Ela continua emocionando muitos torcedores, seja por meio da tela ou das ondas sonoras. Cada transmissão mostra que os narradores seguem sendo essa ponte entre o passado e o futuro, mantendo vivo uma paixão que vem de muitos anos.