Protestos contra a chamada PEC da Blindagem acontecem neste domingo (21) em pelo menos 30 cidades e 22 capitais do país. O projeto, aprovado pela Câmara na última terça (16), também é alvo de críticas por prever anistia para condenados por tentativa de golpe de Estado.
A mobilização reúne integrantes da base do governo no Congresso, centrais sindicais, movimentos populares e várias organizações da sociedade civil. Para eles, a proposta ganhou o apelido de “PEC da Bandidagem” por poder suspender a apuração de crimes.
As mobilizações acontecem em diferentes horários. Pela manhã, estão previstos atos em Brasília, Belo Horizonte, Maceió e outras capitais. No período da tarde, os protestos se concentram em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Em alguns locais, a programação inclui shows e apresentações artísticas.
Em Salvador, o grupo se concentrou em frente ao Cristo da Barra, por volta das 9 horas. No local, está previsto um ato, em cima de um trio elétrico, com participações da cantora Daniela Mercury e do ator Wagner Moura.