Durante o Sociedade Urgente desta quinta-feira (21), o urologista Dr. Roberto Rossi abordou um dos momentos mais delicados da medicina: como comunicar ao paciente um diagnóstico de câncer de próstata sem causar choque ou desespero.
Questionado pelo apresentador Adelson Carvalho sobre a forma como lida com esse tipo de notícia, Dr. Rossi afirmou que tudo depende do contexto. “É tão relativo… Vai do estado de saúde do paciente, do ambiente familiar. Às vezes o paciente está acamado, já teve um AVC, e a gente descobre um câncer de próstata”, explicou.
Embora reconheça que, em alguns casos, ainda há familiares que pedem para esconder o diagnóstico, prática comum no passado, o médico acredita que, na maioria das vezes, o caminho é o da sinceridade, mas com cuidado. “A forma que a gente fala é a mais sincera, honesta e, eu diria, com muita sensibilidade. Quando tem que falar, é porque é necessário”.
Dr. Rossi também reforçou que, mesmo diante de um diagnóstico, é fundamental oferecer ao paciente uma perspectiva de esperança. “Eu digo: ‘A gente vai fazer tudo para você viver o máximo que puder’. E, graças a Deus, o câncer de próstata, na maioria das vezes, é lento e controlável. Claro que existe o tipo agressivo, mas não é a regra”.