O secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, confirmou que o governo da Bahia, por meio da Embasa, tem interesse em assumir os serviços de água e esgoto em Itabuna. Em entrevista, ele disse ter tratado do tema com o presidente da Embasa, Ivan Maia, em Brasília, e reforçou que a estatal tem capacidade para investir no município, como já faz em Ilhéus.
Segundo Loyola, a decisão final sobre a concessão ou venda do serviço cabe à prefeitura, mas o governo estadual está pronto para assumir o sistema, caso haja entendimento com o prefeito Augusto Castro (PSD). Atualmente, apenas cerca de 34% do esgoto em Itabuna é tratado.
O secretário também destacou que o prefeito demonstra abertura ao diálogo e está analisando propostas. Ele encomendou estudos a duas empresas, incluindo um levantamento técnico da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que vai avaliar as alternativas de financiamento para universalizar o saneamento na cidade.
Loyola lembrou ainda que o governo Jerônimo Rodrigues já entregou dois novos reservatórios de água em Itabuna neste ano e reafirmou que o Estado acredita que o serviço deve permanecer sob gestão pública. Atualmente, a Embasa atende mais de 80% dos municípios baianos.