Os ensaios para o tradicional desfile de 7 de Setembro já movimentam as escolas da rede estadual de ensino em Salvador. No Colégio Estadual Sara de Mello Kertész, no Alto da Terezinha, alunos, professores se preparam para um dos momentos mais aguardados da programação, a apresentação das fanfarras no desfile.

Maria Eduarda, representante do colegiado, falou um pouco sobre a importância desse encontro no colégio: “É de extrema importância, né? A gente pode perceber uma representatividade muito grande. Estamos aqui todos lisonjeados, a escola está lisonjeada de tê-los aqui, porque é uma representatividade imensa. Eles estão representando as escolas, estão representando a Bahia. Então, tem essa importância tão grande, além de que também é um evento muito bonito”.
Neste domingo (7), o desfile será realizado entre o Campo Grande e a Praça Castro Alves, com início previsto para as 9h, logo após o hasteamento das bandeiras. A coordenação geral do ato ficará a cargo da Marinha do Brasil.

Dona Maria do Amparo, moradora do bairro, elogiou essa iniciativa no bairro: “Eu acho uma maravilha e é a primeira vez que isso acontece, eu moro aqui há quase 40 anos, e nunca vi. Tá de parabéns o colégio, parabéns a todos vocês, e que tenha mais, mais 2 de julho, mais 7 de Setembro, e eu tô sempre lá, sempre na avenida para assistir”.
Para garantir a segurança do público, a Secretaria da Segurança Pública montou uma operação especial com 300 policiais e bombeiros, além de 300 câmeras de reconhecimento facial espalhadas pelo percurso.
A participação dos estudantes nas fanfarras é considerada não apenas uma celebração cívica, mas também um incentivo à cultura e disciplina.
Acompanhe uma das fanfarras do encontro: