O primeiro dia do Enem 2025, realizado neste domingo (9), registrou 27% de abstenção, número próximo ao de 2024 (26,6%) e menor que nos anos de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%). Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados a participar do exame, que foi aplicado em 1.805 municípios com o apoio de mais de 300 mil pessoas.
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que 3.240 participantes foram eliminados por irregularidades, como portar materiais impressos, sair do local da prova antes do tempo permitido ou não seguir orientações dos fiscais. Ele destacou que o exame transcorreu de forma tranquila.
Nesta primeira etapa, os candidatos responderam 90 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, história, geografia, filosofia, sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação, além de fazer a redação. O tema da redação abordou o envelhecimento da população brasileira, promovendo reflexões sobre direitos e combate ao etarismo.
O segundo dia de provas será no domingo seguinte (16), com questões de ciências da natureza e matemática. O Enem continua sendo a principal porta de entrada para universidades públicas e privadas, com notas utilizadas pelo Sisu, Prouni e Fies. O gabarito oficial do primeiro dia será divulgado na próxima quinta-feira (13).