Em entrevista à Rádio Sociedade da Bahia, na manhã desta quarta-feira (3), o engenheiro de eficiência energética da Neoenergia Coelba, Raphael Damasceno, explicou sobre o funcionamento do projeto Vale Luz, iniciativa que troca resíduos recicláveis por desconto na conta de energia. Essa tem sido uma alternativa dos consumidores para lidar com a bandeira tarifária vermelha.
Esse é projeto que funciona desde 2008, com pontos fixos e itinerantes espalhados pela capital baiana. Essa ação em específico vai até sábado (6) e permite que moradores entreguem materiais como garrafas PET, latas de alumínio, papelão, vidro e óleo de cozinha usado em pontos de coleta fixos e itinerantes. Em troca, recebem “merrecas”, moeda que equivale a R$ 0,11 cada, podendo ser usada para abatimento direto na fatura ou acumulada para troca por lâmpadas de LED, que consomem menos energia.
Além da economia para o consumidor, o Vale Luz contribui para o descarte correto dos resíduos e para a preservação dos recursos naturais. Os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis no site da Neoenergia Coelba.
Confira a matéria