Os Estados Unidos não recuarão da decisão de impor 50% de tarifas aos produtos brasileiros no dia 1º de agosto. Quem reafirmou a política protecionista o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, em uma entrevista a uma TV estadunidense.
“Com certeza não haverá mais prorrogações, não haverá mais [período de] carência. As tarifas estão programadas para o dia 1º de agosto. Colocaremos a Alfândega para começar a coletar o dinheiro“, garantiu.
O secretário ainda afirmou que o presidente Donald Trump deve conversar com representantes de países que sofreram a imposição de tarifas.
“Obviamente, após 1º de agosto, as pessoas ainda poderão falar com o presidente Trump. Ele está sempre disposto a ouvir. Até lá, acho que o presidente vai falar com muitas pessoas. Se elas podem fazê-lo feliz é outra questão”, acrescentou.
Na última sexta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que está aberto a negociar com Trump e disse que o presidente dos Estados Unidos foi induzido a acreditar “em uma mentira”.