Durante o programa Balanço Geral desta sexta-feira (31), o ex-comandante do COE do Rio de Janeiro e coautor do livro Elite da Tropa, André Batista, revelou a dimensão nacional do crime organizado no estado. Em entrevista a João Kalil, Batista detalhou que a megaoperação em andamento no Rio mobiliza criminosos de diversas regiões do Brasil.
Segundo o ex-comandante, atualmente há no Rio de Janeiro 358 traficantes do Nordeste, 95 do Sudeste, 63 do Centro-Oeste, 59 do Norte e 17 do Sul do país. “Eles vêm para cá para treinar e levar para outros estados técnicas de guerra e guerrilha urbana. Atuam em enclaves de micro-soberania, atentando contra a soberania nacional, explorando serviços públicos e aterrorizando a população”, afirmou Batista.
Ele ainda destacou a assimetria da guerra urbana: enquanto as forças policiais seguem normas e leis, os criminosos não têm regras de engajamento nem responsabilidade com moradores das áreas dominadas. “A evolução desses conflitos exigiu uma escalada em armamento e em risco nas operações em áreas urbanas”, completou.
 
					 
			 
						 
						 
																	 
																	