O ex-presidente Jair Bolsonaro deixou neste sábado (16) sua residência em prisão domiciliar, em Brasília, para se submeter a uma série de exames no Hospital DF Star, após autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro chegou ao local por volta das 9h e permaneceu até pouco antes das 14h, sendo monitorado por tornozeleira eletrônica durante todo o deslocamento.
A bateria de exames incluiu coleta de sangue e urina, tomografia, endoscopia, ecocardiograma e ultrassonografia. Os resultados indicaram resquícios de duas infecções pulmonares recentes, inflamações detectadas na endoscopia, esofagite e gastrite, além da recomendação de manter tratamento contínuo para hipertensão e refluxo, bem como medidas preventivas contra novos episódios de broncoaspiração.
Bolsonaro está sob prisão domiciliar desde 4 de agosto, após descumprir medidas cautelares que proibiam o uso indireto de redes sociais. A saída para exames só foi autorizada judicialmente, com a condição de entrega do atestado de comparecimento em até 48 horas. Paralelamente, o ex-presidente se prepara para o julgamento no STF, previsto para 2 de setembro, em que responde por acusações de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.