A carta “Dez de Ouro” do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP/BA), Jonathan Santana Valverde, foi preso na noite desta segunda-feira (26), em um resort de luxo em Barra de São Miguel, no estado de Alagoas. Ele é apontado como executor de diversos homicídios ligados a um grupo criminoso com atuação no tráfico de drogas em Camaçari e na Região Metropolitana de Salvador.
Segundo apurações, Jonathan residia em um resort de alto padrão e viajava à Bahia exclusivamente para cumprir ordens de execução de rivais, atuando como principal matador da facção. Contra ele, havia quatro mandados de prisão expedidos pela Vara do Tribunal do Júri de Camaçari, com base em investigações conduzidas pela 4ª Delegacia de Homicídios (DH) do município.
A captura foi resultado de uma ação conjunta entre a Polícia Civil da Bahia e o Departamento de Homicídios do Estado de Alagoas. A operação, iniciada há dois meses, monitorava os deslocamentos e a rotina do investigado.
A 4ª DH de Camaçari foi responsável pelo levantamento preciso da localização do suspeito e repassou as informações ao Departamento de Homicídios de Alagoas, que efetuou a prisão. Jonathan ainda tentou fugir ao perceber a aproximação dos policiais, mas foi contido e preso.
Ele foi apresentado à autoridade competente e permanece à disposição da Justiça, devendo responder por tráfico de drogas, homicídios qualificados e participação em organização criminosa.
Outras lideranças alcançadas
No primeiro semestre de 2025, a 4ª DH/Camaçari intensificou as ações para localizar líderes criminosos foragidos fora do estado. Até o momento, três integrantes do mesmo grupo foram capturados: Meiquinho, preso na Paraíba; Hulk e Bruno Cabeça, localizados em São Paulo. Todos levavam uma vida de luxo, residindo em imóveis de alto padrão e ostentando joias, veículos caros e até cavalos em clubes exclusivos.