Em entrevista ao programa Sociedade Urgente, o deputado federal e presidente do PDT na Bahia, Félix Mendonça Júnior, avaliou o cenário eleitoral baiano e nacional para 2026 e descartou a participação do partido em disputas estaduais neste ano.
Segundo Mendonça Júnior, a Bahia teve papel decisivo na eleição do presidente Lula em 2022. “A Bahia impactou mais na eleição do presidente Lula do que o presidente Lula impactou na Bahia”, afirmou. Ele destacou que o apoio do PDT ao governo estadual se deu em resposta aos pedidos de prefeitos, vereadores e eleitores do partido, reforçando a base política.
O deputado também comentou sobre a formação de chapas e a escolha de secretários estaduais. “O PDT não vai entrar nessa disputa este ano. Acho que o governador eleito deveria nomear todos os secretários, escolhidos por ele, atendendo a todos os partidos de forma equiparada”, declarou.
Mendonça Júnior ainda projetou que a eleição de 2026 deve ser polarizada entre direita e esquerda, mas reforçou a posição do PDT de permanecer na base do governo estadual, sem reivindicar cargos ou secretarias.