O Ministério da Saúde estendeu até dezembro a campanha de vacinação contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos. A ação busca alcançar cerca de 7 milhões de jovens que não receberam a dose na faixa etária recomendada, entre 9 e 14 anos. A estratégia, que conta com apoio de estados e municípios, disponibiliza a vacina em unidades básicas de saúde, escolas, universidades, ginásios esportivos e shoppings.
De acordo com a pasta, a vacina contra o HPV é segura e essencial para prevenir diferentes tipos de câncer, como os de colo do útero, vulva, pênis, garganta e pescoço. Dados mais recentes apontam que, desde o início da mobilização, mais de 115 mil adolescentes já foram imunizados, com destaque para os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
O esquema vacinal contra o HPV passou a ser de dose única para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, conforme recomendação internacional. Já para pessoas imunocomprometidas, vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos e usuários de PrEP, o protocolo segue sendo de três doses. A vacinação é ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e considerada a forma mais eficaz de prevenção contra o vírus.