Por Agência Brasil
Cursinhos populares que preparam estudantes para o ENEM vão receber um investimento de R$ 108 milhões do governo federal. O anúncio foi feito durante um encontro do presidente Lula e do ministro da Educação, Camilo Santana, com estudantes que participaram de um aulão, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Os recursos fazem parte de um novo edital da Rede Nacional de Cursinhos Populares, que presta suporte técnico e financeiro para a preparação de estudantes de baixa renda que tentam uma vaga na educação superior, por meio do ENEM. Em 2026, cerca de 500 cursinhos preparatórios devem receber o investimento anunciado.
Em seu pronunciamento, Lula incentivou os jovens a seguirem nos estudos e na carreira profissional.
“Por mais que se tenha dificuldade em casa, por mais que se tenha dificuldade financeira, por mais que às vezes as coisas não andem bem, não há possibilidade de vocês, na idade de vocês, desistirem, porque o que faz a vida valer a pena é a gente ter um objetivo, é a gente ter uma causa e a gente perseguir.”
O ministro Camilo Santana destacou programas de incentivo à permanência dos estudantes no ensino médio, como o Programa Pé-de-Meia e o de preparação para a educação superior.
“Nós tínhamos 480 mil jovens que estavam abandonando a escola pública do ensino médio todo mês no Brasil. Nós já conseguimos reduzir pela metade nesses dois anos a evasão. Portanto, tem o Pé-de-Meia e agora, para quem já concluiu o ensino médio, essa rede de cursinhos populares já existia, mas não tinha apoio do poder público. Foi o presidente Lula que, através de um decreto, criou a rede de cursinhos populares em todo o país.”
Foto: RICARDO STUCKERT – PR