Três bilhões e trezentos milhões de reais. Esse é o montante reservado pelo Governo Federal para ressarcir os (até agora) quase 2 milhões de aposentados e pensionistas do INSS que já foram identificados como vítimas de descontos não autorizados em seus benefícios. A medida assinada pelo presidente Lula e pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tabet, foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (17)
De acordo com o ministro da Previdência Social, Walney Queiroz, o ressarcimento começa a ser pago na próxima quinta-feira (24), e deve contemplar 100 mil vítimas por dia, até o pagamento integral das vítimas.
Além de contestar o desconto de associações, os beneficiários precisam também aderir ao acordo de ressarcimento, por meio do Meu INSS ou presencialmente, pelas agências dos Correios. O telefone 135 não faz adesão, apenas a contestação.