Desde a noite de quarta-feira (16), um incêndio atinge ao menos quatro prédios no bairro do Comércio, em Salvador. As chamas começaram por volta das 23h, em um casarão que estaria desativado, e atingiram outros três imóveis ao redor, onde funcionam pontos comerciais. Até o momento, não há registro de feridos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, dois prédios armazenavam material inflamável, que é onde estão os maiores focos. O edifício onde o incêndio começou teve parte da parede lateral destruída. Os escombros interditaram uma rua inteira.
Em entrevista à Rádio Sociedade da Bahia, o engenheiro da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Antônio Figueiredo, falou sobre os próximos passos. “Agora é estudar. Nós estamos vendo um foco de desabamento. É ver a possibilidade desses imóveis, que são tombados, o que pode restar deles, o que pode ser conservado. A gente tá com o início de chuva, que não ajuda nem atrapalha, mas, se intensificar com as paredes descobertas e houver encharcamento, aí sim teremos uma situação crítica”, explicou.
O Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia teve parte de suas estruturas atingidas. Em nota, o orgão explicou que parte das salas do Edifício Pernambuco armazenavam documentos. Nenhum funcionário ficou ferido, e o Conselho disse esperar autorizalção da Defesa Civil para ter acesso ao local:
“Nesse momento, o Conselho aguarda informações da Defesa Civil sobre o estado do imóvel e possível liberação das autoridades competentes para avaliar os danos causados à estrutura e aos documentos arquivados no local.“