Um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, provocou um apagão na madrugada desta terça-feira (14), afetando o Distrito Federal e pelo menos 16 estados em todas as regiões do país. O grupo de resposta rápida, formado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Aneel e o Ministério de Minas e Energia, foi acionado, e o fornecimento começou a ser restabelecido em cerca de uma hora e meia.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, explicou que “o sistema elétrico nacional conta com um mecanismo de segurança para evitar apagões de grandes proporções. Quando uma subestação é perdida, o sistema corta de forma programada uma parte da carga em estados próximos, enquanto a energia é reprogramada. Foi isso que aconteceu”, afirmou.
Além do Distrito Federal, o apagão atingiu os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Na Bahia, cerca de 16% dos consumidores ficaram sem energia em diferentes regiões do estado, segundo a Neoenergia Coelba. “Em cerca de 40 minutos, 99% dos clientes já estavam com o fornecimento normalizado. Às 2h11, todo o sistema foi restabelecido, após autorização do ONS”, informou a concessionária.