Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos indevidos por entidades associativas têm até o dia 14 de novembro para aderir ao acordo de devolução dos recursos oferecido pelo governo federal. Na Bahia, Mais de 55.786 mil pessoas já aderiram ao acordo. O número coloca o estado entre os líderes nacionais em volume de adesões.
Em todo o Brasil, o total de adesões já ultrapassa 582 mil, o que representa 30,4% de 1,9 milhão de beneficiários que já estão aptos para assinar o acordo. Quem aderir ao acordo até a próxima segunda-feira (21), terá prioridade para receber o pagamento.
PAGAMENTOS COMEÇAM EM 24 DE JULHO – O pagamento dos valores será feito de forma integral, corrigido pelo IPCA, diretamente na conta onde o aposentado ou pensionista recebe o benefício. Os depósitos começam na próxima quinta-feira, 24 de julho, respeitando a ordem de adesão — quem aderiu primeiro, vai receber primeiro.
QUEM PODE ADERIR? – Estão aptos a aderir ao acordo os beneficiários que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade após 15 dias úteis.
- Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS?
Clique em “Enviar” e pronto. Depois é só aguardar o pagamento!
Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha.
Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um).
Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”.
- Como funciona o processo até a adesão ao acordo:
Se não houver resposta, o sistema abre a opção para adesão ao acordo de ressarcimento.
O beneficiário registra a contestação do desconto indevido;
Aguarda o prazo de 15 dias úteis para que a entidade responda;