O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pretende usar a estrutura dos Correios para oferecer atendimento presencial aos aposentados e pensionistas vítimas de descontos irregulares em seus benefícios. A medida tem como objetivo agilizar o suporte aos milhares de segurados afetados pelos esquemas de fraude.
A iniciativa conta com o apoio do vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que afirmou no último domingo que a Caixa Econômica Federal também está avaliando formas de participar do atendimento.
Uma reunião entre os órgãos envolvidos está agendada para esta semana, visando definir detalhes operacionais desta parceria. Como o INSS e os Correios já possuem um acordo de cooperação técnica, a implementação do atendimento nas agências será facilitada.
A medida é vista como uma resposta as denúncias de fraudes envolvendo descontos não autorizados em benefícios previdenciários, que gerou impactos financeiros para milhares de aposentados e pensionistas em todo o Brasil.