Em entrevista ao programa Sociedade Urgente, a deputada estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Ivana Bastos (PSD), comentou os desafios que a casa enfrentará em 2026, ano eleitoral.
“Olha, o grande desafio deste ano é manter a institucionalidade da Assembleia Legislativa. No segundo semestre, após as convenções, manter deputados na casa é complicado, mas vamos trabalhar com a mesa diretora e o colegiado de líderes para não deixar a casa parar”, afirmou.
Ela destacou a pressão sobre os parlamentares em ano de eleição: “Parece que o ano só tem três ou quatro meses. O restante do tempo o deputado tem que viajar, fazer campanha e atender a base, porque se ele facilitar, toma uma rasteira. Nosso objetivo é agregar essas demandas sem prejudicar o trabalho da Assembleia e garantir respostas à sociedade.”
Ivana Bastos reafirmou o compromisso com o funcionamento da casa: “A nossa intenção é que a Assembleia Legislativa continue funcionando plenamente, mantendo sua institucionalidade e cumprindo o papel de legislar para a Bahia.”