O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou em entrevista à Rádio Sociedade da Bahia, nesta segunda-feira (29), que 17 novos trens já chegaram para compor o sistema do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Segundo ele os próximos cinco meses serão dedicados à realização de novos testes com os veículos, incluindo viagens experimentais abertas à população.
Durante a entrevista, o chefe do Executivo baiano revelou que o Governo do Estado estuda a possibilidade de utilizar a malha ferroviária que corta a Região Metropolitana de Salvador e segue até o município de Alagoinhas. Caso o estudo comprove viabilidade física e econômica, o VLT poderá ter sua operação estendida até a cidade.
Viagem-teste do VLT
A primeira circulação experimental do VLT foi realizada na sexta-feira (19) e marcou o início de uma nova fase do transporte sobre trilhos em Salvador. Considerado um marco histórico para a mobilidade urbana, o teste ocorreu no trecho entre Calçada e Lobato e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do senador Jaques Wagner e de outras autoridades.
O sistema do VLT terá cerca de 44 quilômetros de extensão e contará com 47 paradas, distribuídas em três trechos: Ilha de São João–Comércio, Paripe–Águas Claras e Águas Claras–Piatã. O modal foi projetado para integrar-se ao metrô e atender regiões como Cajazeiras, Cidade Baixa, Subúrbio Ferroviário, Orla e Simões Filho, ampliando a cobertura do transporte público sobre trilhos e oferecendo uma alternativa mais acessível e sustentável para a população baiana.