O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), lançou nesta quarta-feira (26), no Jardim de Alah, em Salvador, a Operação Verão 2025-2026. A ação reforça a segurança pública durante a alta estação e contará com 11 mil policiais e bombeiros atuando em 111 municípios, com patrulhamento preventivo ampliado, monitoramento por drones e uso de novas viaturas terrestres, marítimas e aéreas. O investimento total é de aproximadamente R$ 46 milhões.
Durante o lançamento, Jerônimo destacou que o aumento do fluxo turístico e a expansão do crime organizado exigem estratégias diferenciadas. “Temos um cenário muito valioso de recepção de turistas e, ao mesmo tempo, desafios com a movimentação de facções. Por isso, ampliamos efetivos, entregamos mais viaturas, inclusive aquáticas, e reforçamos o uso de drones e câmeras em áreas de maior circulação”, afirmou o governador.
Ele também destacou o fortalecimento das ações de inteligência, integrado à Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Polícia Federal. “Criamos áreas específicas dentro da Secretaria de Segurança Pública para operações baseadas em informações precisas: quem são, onde estão e como se movimentam. É um ambiente novo, amadurecido com parcerias e investimentos”, completou Jerônimo.
A Operação Verão também inclui reforço para o Corpo de Bombeiros e o Departamento de Polícia Técnica, com novas embarcações, furgões, bases móveis, roupas de salvamento e equipamentos avaliados em mais de R$ 36 milhões. O governo prevê que as ações sigam até abril de 2026, garantindo um período de alta estação mais seguro para baianos, turistas e trabalhadores. “Queremos proteger quem vive aqui e quem trabalha no verão, da imprensa aos ambulantes, dos hotéis ao transporte coletivo. Nossa responsabilidade é acolher e garantir segurança para todos”, concluiu o governador.