O governador Jerônimo Rodrigues comentou a decisão do governo dos Estados Unidos de taxar produtos brasileiros. Para ele, a medida é equivocada e irresponsável, com potencial para comprometer contratos de exportação, especialmente no setor de carnes. “O setor produtivo não pode pagar essa conta”, afirmou.
A declaração foi feita na manhã desta quinta-feira (10), durante entrega de viaturas para a Policia Militar, em Salvador. Jerônimo também demonstrou preocupação com os impactos imediatos e futuros da medida. “Quem já tem contrato vai ter dificuldade de manter. E quem está montando vai ter que refazer tudo por conta da elevação das tarifas no meio da estrada”, criticou.
O governador elogiou a reação do presidente Lula, que devolveu a carta enviada pela embaixada americana: “Foi uma postura firme e adequada”; E criticou o ato unilateral do governo do Estado Unidos: “o ideal seria sentar para conversar, com maturidade e civilidade.”
Jerônimo informou que já solicitou à sua equipe um levantamento detalhado dos setores mais impactados. Ele também pretende se reunir, entre segunda (14) e terça-feira (15), com representantes da Federação das Indústrias e da FAEB para discutir os efeitos da medida. “Se não houver um retrocesso, tomaremos posturas”, concluiu.