O deputado federal João Leão (PP) afirmou que não vai tentar a reeleição no pleito de 2026. A declaração foi feita na manhã desta sexta-feira (23), em entrevista ao Sociedade Urgente, programa da Rádio Sociedade da Bahia, apresentado por Adelson Carvalho.
“Já decidi. Eu cansei, não aguento mais essa vida. Não vou me candidatar a deputado federal e também não quero ser senador”, afirmou João.
Entretanto, o parlamentar declarou que, caso ACM Neto (União Brasil) não queira se candidatar ao Governo do Estado, ele se põe à disposição. “Se Neto não quiser ser governador, eu me candidataria.” Questionado se isso seria possível, o deputado explicou que Neto pode sair como vice-presidente da República. “É completamente viável”, afirmou.
Sugerindo uma chapa, Leão disse que gostaria que o ex-prefeito de Salvador saísse como vice do atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Se tem uma pessoa séria nesse país, essa pessoa se chama Tarcísio de Freitas. O Brasil precisa de alguém que puxe o freio de mão. Ele é isso”, concluiu.
Em 2022, João Leão (PP) foi reeleito para o sexto mandato como deputado federal pela Bahia, com mais de 100 mil votos. Já foi prefeito de Lauro de Freitas – cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS) –, vice-governador da Bahia, secretário estadual de Infraestrutura e Planejamento, além de ter comandado a Casa Civil de Salvador.