Está marcado para o dia 11 de novembro o início do julgamento dos 10 réus que fazem parte do Núcleo 3 da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado. A data foi definida pelo ministro Flávio Dino, presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).
Esse núcleo é formado por nove militares de alta patente e um agente da Polícia Federal. Eles são apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), como responsáveis por atacar o sistema eleitoral e tentar criar condições para uma ruptura institucional. Os acusados respondem por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Até agora, apenas o Núcleo 1, composto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete ex-integrantes do governo, já foi julgado. O julgamento do Núcleo 4 começa no dia 14 de outubro e deve terminar no dia 22. Ainda falta marcar a data do julgamento do Núcleo 2. Já o processo do Núcleo 5, que tem apenas o empresário Paulo Figueiredo como réu, está suspenso, porque ele mora nos Estados Unidos e não apresentou defesa.
Veja quem são os réus que compõem o Núcleo 3:
- Bernardo Romão Corrêa Netto (coronel do Exército)
- Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira (general da reserva)
- Fabrício Moreira de Bastos (coronel do Exército)
- Hélio Ferreira Lima (tenente-coronel do Exército)
- Márcio Nunes de Resende Jr. (coronel do Exército)
- Rafael Martins de Oliveira (tenente-coronel do Exército)
- Rodrigo Bezerra de Azevedo (tenente-coronel do Exército)
- Ronald Ferreira de Araújo Jr. (tenente-coronel do Exército)
- Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros (tenente-coronel do Exército)
- Wladimir Matos Soares (agente da Polícia Federal)